quarta-feira, janeiro 05, 2011

Festival Coletânea de Bandas - participação do DRC

Festival Coletânea de Bandas recebe inscrição de bandas de 10 estados
Detonautas, Uns e Outros e Raimundos estarão no palco do Festival.

Bandas independentes de dez estados brasileiros já podem fazer suas inscrições para a edição de dez anos do Festival Coletânea de Bandas. Nessa edição, entre as premiações, a banda vencedora abrirá um show dos Raimundos, gravará um vídeo clipe e ainda participará com uma faixa do 10° CD Coletânea de Bandas. As bandas interessadas devem fazer suas inscrições pela internet, através do site www.coletaneadebandas.com até o dia 17 de dezembro / 2010. Para a inscrição a banda deve pagar a taxa de R$ 50,00 (por banda) e enviar seus dados e uma música (autoral) tocada pela banda.

A abertura oficial do Festival será dia 30 de janeiro com show dos Detonautas. Na sequência haverá shows dos Uns e Outros e as eliminatórias ao vivo das bandas selecionadas.

As Inscrições para as bandas do RJ, SP, MG, ES e DF vão até o dia 17 de dezembro 2010 e para as bandas do RS, SC, PR, BA e CE vão até o dia 21 de janeiro 2011. O resultado com as bandas selecionadas para os shows ao vivo das eliminatórias do Festival sairá dia 24 de janeiro 2011. Logo após, no dia 30 de janeiro 2011 (Domingo) a abertura oficial do Festival Coletânea de Bandas (10 anos) ficará a cargo dos DETONAUTAS ROQUE CLUBE com show na Lona Cultural Hermeto Pascoal (Bangu /RJ).

Depois da abertura do Festival, Os DETONAUTAS farão uma sequência de shows (pelo circuito das Lonas Culturais da prefeitura do RJ) sempre acompanhados de uma banda vencedora de edições anteriores do “Coletânea”. Entre as bandas confirmadas: Eu Astronauta! (Show de abertura em Bangu) e a banda RG (show de abertura em Realengo).

Na sequência, “UNS E OUTROS” fará shows com bandas vencedoras de edições anteriores do “Coletânea”. No mesmo momento em que as eliminatórias ao vivo com as bandas selecionadas estiverem acontecendo, a banda Uns e Outros fará uma sequência de shows no Rio de Janeiro pelo festival. Em cada apresentação uma banda, vencedora de edições anteriores do próprio Festival abrirá o show. A própria banda Uns e Outros, ícone da década de 80, surgiu em um CD Coletânea após vencer o festival “Banda contrabanda”, o que levou as rádios e a assinar contrato com gravadoras.

A banda vencedora da edição 2011 abrirá show para os “RAIMUNDOS”. Curiosidades sobre os RAIMUNDOS:
• A revista Rolling Stone publicou uma lista com os 100 maiores discos da música brasileira. O álbum Raimundos, aparece na 45ª posição.
• “Eu Quero Ver o Oco” é considerado por muitos como o hino do rock nacional dos anos 90.
• A faixa “Mulher de Fases” estourou nas rádios e na MTV (onde a banda ganhou o principal prêmio do ano, a “Escolha da Audiência” no VMB 1999), levando a banda a vários programas de TV além de conquistarem o disco de platina, superando 500 mil cópias vendidas.
• A banda ganhou diversos discos de ouro e platina por seus álbuns. Em destaque: O CD “Raimundos” (1994) disco de ouro (180 mil cópias); O “Lavô tá Novo” (1995) disco de Platina (480 mil cópias); o MTV ao vivo Raimundos (2000) Platina Dupla (650 mil cópias) e o “Só no Forévis” (1999) Platina Tripla (850 mil cópias).
• A faixa “Give My Bullet Back”, cantada em inglês é provavelmente uma das músicas mais pesadas do grupo, só encontrada na trilha sonora do filme “Missão Impossível 2″ (edição nacional). A música foi aprovada pelo produtor do filme, o próprio Tom Cruise.

O Festival

O Festival Coletânea de Bandas acontece há dez anos consecutivos, e desde a sétima edição (2007.08), ganhou fôlego nacional. Com palcos em diversos estados, o Festival já reuniu mais de mil bandas de doze estados brasileiros em shows ao vivo por mais de vinte casas de shows. Com um formato itinerante, o “Coletânea de Bandas” cria oportunidades de shows simultâneos em diversas casas e fomenta o mercado cultural por onde passa.

Na edição 2011 (comemorativa de 10 anos) o Festival reunirá bandas de todo o Brasil com shows ao vivo em dez estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Brasília, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Bahia e Ceará.

As bandas vencedoras de cada estado participarão da final nacional no Rio de Janeiro e a banda vencedora (Geral) participará do CD coletânea de Bandas (10 anos), gravará um vídeo clipe e ainda abrirá o show da banda Raimundos.

Histórico

Idealizado e produzido pelo publicitário e produtor cultural Anderson Rocha (Onix/Articule), que acumula na “bagagem” mais de 15 anos de experiência a frente de projetos culturais em diversas áreas, o Festival já se tornou referência entre bandas e casas de shows por sua continuidade e pelo compromisso de sua equipe.
Nesses 10 anos de Festival Coletânea de Bandas:

- mais de 1000 bandas já tocaram ao vivo;
- foram realizados shows em 6 estados (RJ, SP, MG, DF, ES e SC);
- bandas de 12 estados brasileiros já participaram (AP (Amapá), BA (Bahia), DF (Distrito Federal / Brasíla), ES (Espírito Santo), GO (Goiás), MT (Mato Grosso), MG (Minas Gerais), PR (Paraná), RS (Rio Grande do Sul), RJ (Rio de Janeiro), SC (Santa Catarina) e SP (São Paulo);
- 29 casas de shows já receberam o Festival, dentre elas: Hard Rock Cafe (RJ), The Ballrrom (RJ), Manifesto (SP), Donna D (SC), Landscape Pub (DF), Casa Cultural Matriz (BH) e Le Point Acustico (ES).

O que rola no Rock Brasil atualmente

Com o objetivo de gerar oportunidades para divulgação de novas bandas; incentivar a criação e realização de shows; fomentar o mercado cultural e integrar músicos de vários estados do Brasil, o Festival Coletânea de Bandas mostra nos palcos, o que acontece no mercado independente.

“Somos uma banda de pop rock. Depois de ganharmos o Festival, portas se abriram e de alguma forma viramos referência para outras bandas”. Fábio Vieira Vocalista da Instinto Urbano.

“ Não há muitos espaços para mostrarmos nosso trabalho. Embora existam muitas bandas de rock na região, as poucas oportunidades que aparecem não têm divulgação eficiente. Um Festival como este é a chance de mostrar o que podemos fazer”. Jean Dupin Guitarrista da Atitude Verbal.

“Fazemos de tudo para que nosso trabalho multiplique. Para que as bandas entendam que juntas podem colher o melhor do mercado. Geralmente os shows das eliminatórias são grandes festas onde notamos a emoção desses novos talentos em poder subir no palco e mostrar seu trabalho. Produzir um projeto como esse é desgastante, mas extremamente gratificante. Estamos tratando de sonhos de diversas pessoas em vários cantos do Brasil.” Anderson Rocha Idealizador e Produtor do Festival. 

[ Por Cristiani Dias ]

Fonte: Rock Way