sábado, fevereiro 19, 2011

Palestra com Tico Santa Cruz é sucesso


O público estava ansioso e com boas expectativas para a palestra do cantor Tico Santa Cruz na última quinta-feira, 17. Uma hora antes da abertura da Aula Inaugural das Faculdades Integradas de Caratinga (FIC), a quadra de esportes da instituição, onde aconteceu o evento, já estava lotada com a presença dos alunos e convidados.
 
A noite começou com a entrega do Mérito Acadêmico, premiação feita pela FIC aos alunos e professores que se destacaram no segundo semestre de 2010. O diretor acadêmico, Pedro Leitão, falou da satisfação em iniciar, oficialmente, mais um ano letivo e parabenizou os premiados. “Vocês simbolizam o que a gente quer dos nossos alunos: esforço, dedicação e superação!”
 
O diretor presidente da FIC, professor Cláudio Leitão, relembrou as conquistas do ano passado, dentre elas, o fortalecimento da Rede Doctum. “A Rede dobrou de tamanho. Já começamos 2011 mais fortes”. Em seguida, comentou a participação do cantor Tico Santa Cruz na aula inaugural. “Nós acreditamos na educação como instrumento de transformação. O Tico está aqui por ser um exemplo. Ele incentiva a juventude a ser mais atuante e ter mais atitudes para que as mudanças aconteçam”, completou.
 
Anunciado pelo professor Cláudio Leitão, Tico Santa Cruz, vocalista da banda Detonautas e convidado da noite, subiu ao palco para ministrar a palestra “Superação mudando o rumo da História”. Simpático e muito receptivo, o cantor e co-fundador da organização não-governamental Voluntários da Pátria, detalhou os objetivos e ações da ONG. “Somos um grupo formado por pessoas que visam a conscientização através do debate e reflexão”. Além do cantor, a ONG é composta por atores, escritores e artistas. Eles têm em comum o gosto pela poesia e pela música e usam a arte como forma de protesto contra os problemas sociais. “Nossa intenção é estimular as pessoas a deixarem sua posição de espectador ou telespectador. Queremos que elas passem a ser mais ativas, fazendo gerar uma energia de mudanças, de transformação”, explicou. Durante a palestra, o cantor utilizou recursos áudiovisuais para mostrar a atuação da ONG em manifestações públicas. “Não existe paz sem justiça”, dizia um dos vídeos exibidos.
 
Durante o momento reservado para as perguntas, o palestrante foi questionado sobre a participação em um reality show, no ano passado. “Não estava focado no prêmio. Participei porque queria viver a experiência e passar para um público maior minhas ideias e o que eu defendia”, justificou.
 
Antes de finalizar a palestra, Tico Santa Cruz recebeu das mãos do professor Cláudio Leitão um cartão com fotos e relatos de quando o diretor presidente da FIC atuou como secretário municipal de Educação e já defendia a necessidade da criação de movimentos ligados à conscientização social.
 
O encerramento da aula inaugural se resumiu em um show particular para os alunos e convidados que prestigiaram a vinda do cantor a Caratinga. Tico Santa Cruz surpreendeu o público cantando alguns sucessos da banda Detonautas e, em seguida, atendeu todos os fãs que aguardaram o final da apresentação.