quinta-feira, outubro 13, 2011

Show: DRC em Bauru/SP - 14/10/2011

Detonautas em Bauru na sexta

Depois de se apresentar no Rock in Rio, a banda Detonautas sobe ao palco do On The Road, em Bauru, na próxima sexta-feira, dia 14, e promete não deixar ninguém parado na pista do pub.

A casa noturna abre a partir das 23h. O ingresso dará direito a um CD da banda.

No repertório da banda para o show em Bauru, os antigos sucessos e também todo o material lançado no mais novo EP, o sexto trabalho do grupo.

Segundo o material de divulgação da banda, após muitos anos lançando discos sob o respaldo de grandes gravadoras, como a Warner Music e a Sony/BMG, por exemplo, os cariocas do Detonautas voltam a figurar a lista de artistas independentes do Brasil. 

Engana-se quem pensa que isso é um problema para Tico Santa Cruz (voz), Renato Rocha (guitarra), Tchello (baixo), Fábio Brasil (bateria), Phillippe (guitarra) e DJ Cleston (pick-ups). 

Muito pelo contrário! Agora, os garotos de 30 e poucos anos têm, juntos, a oportunidade de curtir a liberdade criativa e as infinitas possibilidades de disseminação de conteúdo que a internet, nos tempos modernos, proporciona a todo e qualquer artista.

Produção

“Estamos produzindo nosso próprio material, no nosso próprio estúdio e lançando pelo nosso próprio selo. São músicas que têm letras consistentes, uma grande diversidade sonora, e que mostram o que aprendemos ao longo de 15 anos de carreira. Particularmente, gosto muito do astral de todas elas”, diz Renato.

“Finalizamos cinco músicas e lançamos quatro delas na rede mundial. Na verdade, decidimos soltar o material assim, aos poucos, para testar o mercado como um todo. Continuaremos com esse processo de gravação e, ao chegarmos a 10, 12 músicas, faremos um CD, cheio para deixar mais que registrado esse nosso momento”, completa Fábio.

As músicas as quais o guitarrista e o baterista se referem são “Sabemos Fingir”, “Conversando Com O Espelho”, “Sua Alma Vai Vagar Por Aí”, “Um Cara De Sorte” e “Combate”. 

Sexto trabalho

Fruto da nova safra de composições, elas fazem parte do sexto trabalho da banda, um EP que acaba de ser lançado de maneira virtual - mensalmente, desde julho passado, a banda vem disponibilizando faixa a faixa o novo trabalho, apostando num formato inovador dentro da indústria fonográfica -, e também física, e mostram a nítida evolução dos músicos em todos os sentidos.

Produzidas pelo próprio Detonautas em seu estúdio, o Mobília Space, foram gravadas pelo engenheiro de som Rodrigo Valle, mixadas por Fabio Brasil, Rodrigo e pelo produtor musical Marcelo Sussekind - com o qual o grupo já havia trabalhado - e masterizadas por Ricardo Garcia.

“Procuramos aproveitar ao máximo nosso estúdio. Por isso, fizemos tudo com muita calma e só fechamos as músicas quando sentimos que elas estavam soando da forma como imaginávamos. Para escolhê-las, entramos em um acordo. O objetivo era ficar com aquelas que mostrassem nossas diferentes, ondas, já que não nos prendemos a um único estilo e gostamos de passear pelo Rock in Roll”, explica Renato.

“Cada música recebeu um tratamento especial no que diz respeito às vozes e, claro, aos arranjos. Dentro do estúdio, nossa maior preocupação foi registrar com autenticidade cada uma das performances executadas, afinal de contas, não tínhamos limites de horas, contextualizações e orçamentos”, emenda o músico Fabio.

No EP, o grupo conta com as participações mais que especiais de artistas como Jefferson Gonçalves, que toca sua gaita em Conversando Com O Espelho; Cone Crew Diretoria, que divide os vocais com Tico em Sua Alma Vai Vagar Por Aí, e Felipe Lour, que toca guitarra em Combate e assina a co-autoria da composição.

Inspirada nas lutas de Mixed Martial Arts (MMA ou, popularmente, Vale Tudo), a pesada “Combate” já é tema do canal homônimo de TV e seu vídeo clipe - dirigido pelo baixista Tchello no centro de treinamento do lutador Rodrigo Minotauro, uma das estrelas do esporte - tem a participação de Bruno Caveira, atleta profissional patrocinado pelo Detonautas.

Nas rádios

No entanto, é por meio da linda balada “Um Cara De Sorte”, outra excelente composição, que o grupo volta espontaneamente às rádios de todo o País. 

A música, que começou a ser executada pela rádio Jovem Pan FM, agora, está entre as mais pedidas em boa parte das emissoras do dial, e seu clipe, também dirigido por Tchello, já faz bonito na TV.

E por falar em excelência, é de sumária importância destacar a qualidade das letras do trabalho, todas escritas pelo vacalista da banda Tico Santa Cruz, um verdadeiro estudioso, que, a cada dia, expressa melhor seus sentimentos.

“Como compositor, sempre busquei variar os temas e as abordagens nas letras do Detonautas. É claro que com o amadurecimento você aprende a expressar melhor o que esta sentindo, mas isso não seria possível sem estudar”, alega o vocalista. 

“Estudar e ler muito é o que tenho feito desde 2001 e o que nunca deixarei de fazer, para que possa atender às minhas expectativas em relação ao que posso produzir”, encerra ele.

• Serviço

Os convites para o show do Detonautas na próxima sexta-feira, dia 14, em Bauru, estão à venda no On The Road Pub, das 13h às 19h. Não serão vendidos ingressos na noite da apresentação. Na compra do ingresso, o público ganhará um CD do Detonautas. A casa fica na rua Antonio Alves, 31-64. Mais informações (14) 3227-5621.

Fonte: JCNET