quarta-feira, agosto 01, 2012

Crítica: Clube da Insônia

Dentre as tantas críticas que estão surgindo sobre o livro do Tico, selecionei duas.

Balaio - por Vanessa Meiser

Recebi de parceria com a Editora Belas Letras o lançamento de Tico Santa Cruz, o vocalista da banda Detonautas intitulado Clube da Insônia. O livro é uma coletânea de crônicas, textos, poesias e afins escrito pelo autor nas noites de insônia em que todo o resto do mundo dorme enquanto ele sofre com a falta de sono. É nestas horas que surgem os mais belos e complexos textos que nos são apresentados neste lançamento.

Clube da Insônia impossibilita uma resenha explicadinha devido ao fato de não ter um assunto específico, abordando então em seus 22 textos e Parte 1 e Parte 2 várias questões como por exemplo política e sociedade.
Na Parte 1 temos questionamentos sobre as próprias situações vivenciadas pelo autor expondo seus medos, angústias e descrenças. Já na Parte 2 encontramos uma espécie de desabafo de insatisfação com a sociedade e política atual com textos que levam o leitor a parar e pensar exatamente naquilo que o autor quer que avaliemos.

Além de um livro com conteúdo, Clube da Insônia é recheado de belíssimas ilustrações de tatuagens que representam a essência do texto que se segue a elas. São todas lindas e expressivas. Enfim, eu só tenho a agradecer pela oportunidade de ler este livro e desejo mesmo que ele faça todo o sucesso que merece e que os belos textos de Tico Santa Cruz sejam devidamente compreendidos pelos leitores que tiverem a oportunidade de ler Clube da Insônia.


A Vanessa postou também algumas fotos internas do livro, para quem ainda não viu o livro dá para matar um pouco da curiosidade.

Papel de um Livro - por Ewerton Lenildo


Esse livro é o lançamento desse mês de Julho da Editora Belas Letras. Logo quando o livro chegou ha uns dias atrás, eu fiquei com vontade de lê-lo. Então, inevitavelmente corri para ler. Li em uma tarde. (: É um livro de fácil leitura. E bem escrito. Isso contou um ponto positivo para mim. Mais um, aliás, pois não tive nenhum problema com o livro. Está impecável.

O livro reúne poesias, crônicas, textos reflexivos e outros gêneros literários que o autor sempre com um profundo sentimento, descreve e revela por meio da escrita. Alguns são contos bem mais curtos que outro, crônicas não muito extensas, e algumas histórias que não passam de quatro ou cinco folhas.

Muitos textos me fizeram refletir e pensar em “mundos” que eu jamais parei ou pararia para analisar. Sobre inúmeras reflexões eu gostei bastante do texto “Paz.exe”. Trata de um menino que é criado na rua e não conhece nem a paz, nem o amor. Encontra-se no seu modo mais “selvagem” e “animalesco” de viver. Com uma narrativa surpreendente, o autor nos explica as reflexões e medos do personagem, e como termina sua história. Muito bom!

Não posso deixar de ressaltar o trabalho magnífico que a Editora fez no livro. Cuidou dos mínimos detalhes, das mínimas figuras e ilustrações. Achei essa capa fantástica, e bem delineada. Até o material da folha do livro é motivo de parabéns à Editora. Equipe Belas Letras, meus parabéns. Arrasaram. Diagramação impecável.


Fotos: Editorial de moda outono/inverno

Essas fotos já são conhecidas, mas elas foram novamente postadas no site Candy Box, a coleção é do Marcelo Ferraz, com fotos de Gabriel Wickbold, styling de Nicole Nativa e beauty por Johnny Lazz.






Crítica: DVDs eternizam shows do Rock in Rio de 2011

RIO - Nos 26 anos que se passaram entre a primeira e a quarta edições do Rock in Rio no Rio, o rock brasileiro cresceu, apareceu e fez história. E quem pegar os DVDs dos shows de 1985 (Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso) para comparar com esses seis de 2011 que a MZA põe na praça na semana que vem, sentirá o peso das transformações. O profissionalismo, a estrutura de palco e a mobilização do público de Skank, Frejat, Capital Inicial, Jota Quest, Detonautas Roque Clube e dos Titãs com os portugueses Xutos & Pontapés impressionam quem ainda se recorda dos passos tímidos que os artistas brasileiros davam na inauguração do festival.

Ao mesmo tempo, uma incômoda falta de renovação se evidencia no conjunto escolhido para o registro.Frejat, que em 1985 era só um daqueles garotos músicos do Barão Vermelho, se tornou um competente homem de frente, comandando um bailão que juntou Barão ("Bete Balanço", "Por você", "Puro êxtase"), Cazuza ("Exagerado"), Tim Maia ("Réu confesso", Você") e sua própria carreira solo ("Amor pra recomeçar"). Contemporâneos que não tiveram a chance de estar no primeiro Rock in Rio, Capital Inicial e Titãs ainda pulsam. No palco principal, o Capital assume postura de banda juvenil, tocando músicas de 30 anos atrás ("Fátima", "Veraneio vascaína"). No palco menor, o Sunset, os Titãs não escondem a idade, mas ainda assim se divertem numa festa punk com Xutos & Pontapés, misturando os seus velhos repertórios. 

Destaques surgidos a partir dos anos 1990, o Jota Quest e os Detonautas fizeram exatamente o que deles se esperava: entreter a plateia com os seus sucessos de rádio. Tico Santa Cruz, vocalista dos Detonautas, ainda fez suas queixas contra a forma como o Brasil vinha sendo conduzido pelos políticos, mas o discurso velho caiu no vazio da apatia: não havia mais clima para esperar que o dia nascesse feliz, como 26 anos antes. Bem melhor que todos no pacote saiu-se o Skank. Sem fazer muita força e sem recorrer aos clichês que sustentam boa parte da cena, a banda pôs em desfile 20 anos de uma evolução musical que passou pelo dancehall, o calango-rock e o folk e gerou canções de grande apelo popular e originalidade. A lamentar, apenas a falta de novos nomes que cumpram o mesmo papel do Skank, com a mesma exposição de massa. 

Cotação: Bom

Vídeo: Tico Em Juiz de Fora/MG - 27/072012

Tico passou pela cidade para divulgar seu livro Clube da Insônia"

Voltamos a programação normal...

Sim!! Depois de meses sem atualização, eis que o blog volta!!! E dessa vez sem tempo para ficar longe, a não ser, claro que não tenhamos novidades! Contato: Email: moderacaodrc@gmail.com Twitter: @EuSouDetonautas Vamos em frente exército!