quinta-feira, janeiro 03, 2013

Clube da Insônia - Volume 2


Tico hoje no final da tarde no FB:
Boa notícia para meus leitores. 
Minha Editora Belas-Letras mandou um e-mail dizendo que vai antecipar o lançamento do meu novo livro - Clube da insônia Volume 2 - para FEVEREIRO. Os textos estão quentes.... Em breve mais detalhes. Legal né? 2013 já começou!

O Alienista

Esse é o título da mais recente música do DRC. Para quem gosta de literatura, deve ter se lembrado do clássico - e excelente  - livro de Machado de Assis com esse mesmo nome. Não seria uma mera coincidência, afinal a letra tem sim um relação com a história narrada no livro de Machado de Assis. Com isso, hoje o post é sobre a música do DRC e o livro de Machado de Assis.

O post é longo, mas vale a pena, para entender melhor a música. E já adianto que no final do post tem um link para baixar o livro ou comprar.

LIVRO:

Publicado em 1882, havia sido publicado em partes A Estação (Rio de Janeiro), de 15 de outubro de 1881 a 15 de março de 1882. É a base para o tipo de conto brasileiro que viria a seguir, assim como peça fundamental do Realismo. Para muitos, é considerado como o primeiro romance brasileiro do movimento realista. Para outros especialista a obra é considerada uma novela.

A história:

Através da obsessão científica do Dr. Simão Bacamarte e de suas consequências para a vida de Itaguaí, Machado de Assis faz neste livro a crítica da importação indiscriminada de teorias deterministas e positivistas em nosso país.