domingo, setembro 08, 2013

Matéria: Show em Santo André/SP - 07/09/2013

Festival traz música de rock e protesto no feriado de 7 de Setembro
Natália Regazzo
Do Diário do Grande ABC

Com sol brilhante durante o dia e tempo frio à noite, o rock’n’roll tomou conta ontem da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), em Santo André, no feriado da Independência. O Festival 7 de Setembro Pátria Amada  reuniu cerca de 50 mil pessoas, segundo organização do evento.

O baixista Alf e as bandas Reata, Pânico X, Kiara Rocks, Detonautas, Plebe Rude, Inocentes e Raimundos deram os acordes da data. “Santo André tem uma tradição forte do rock. Cabe à Prefeitura proporcionar shows de grupos de qualidade”, disse o prefeito Carlos Grana (PT).

Se misturaram pelo local pessoas de diferentes faixas etárias e com camisetas pretas homenageando diversas bandas. A auxiliar administrativa Eliana Costa, 33 anos, de São Bernardo, integrou a multidão com o marido, Josué, 38, e a filha Jamile, 9. “Eu estava com medo de trazer a pequena, mas percebi que está tranquilo”, afirmou Eliana.

O espaço foi encontro de três gerações. O assistente de marketing Antônio Pinheiro, 27, levou o pai, Bartolomeu Leite de Lima, 55, e a filha Sophia, 3, para aproveitarem o feriado. “É para ensinar a menina a gostar de música boa. Vim para ver Detonautas”, garante ele.

Entre as apresentações principais, o grupo, que tem Tico Santa Cruz no vocal, teve show de protesto, além de repertório de sucessos. O vocalista, que usou máscara em referência ao filme V de Vingância, se disse contra a corrupção no Congresso. O cantor também se manifestou contra artistas que não se posicionam diante da situação atual do País. “Proibir o uso das máscaras é uma afronta à democracia. Foi uma posição simples lá no palco para não haver divergência de ideologias com o público”, declarou Tico. “Fiquei muito tempo sem fazer shows em Santo André, mas quando venho, sou muito bem recepcionado”.

DE TODOS OS CANTOS

Além do Grande ABC, o público também foi formado por moradores de São Paulo. De Moema, o casal Jorge Santis, 36, e Angélica Munhoz, 39, foi com grupo de 20 motociclistas. “O clima é tranquilo. O pessoal sentado na grama parece um pouco com Woodstock”, relembrou Santis.

Pela primeira vez na região, a secretária Carina Barcelar, 24, viajou de Santo Amaro para ver Raimundos com a amiga Bianca Jambwisch, 27, da Barra Funda. “Gostei muito do espaço e organização.”

Enquanto isso, os primos e moradores do município Valquiria Lavecchia, 52, e Edmilson Pelleggi, 50, desfrutaram da localização da festa. “É pertinho de casa. Vim a pé”, disse Pelleggi.

A estrutura do evento contou com 20 brigadistas do Corpo de Bombeiros; duas equipes de Defesa Civil; 350 fardados, entre Polícia Militar e guardas-civis, além de duas viaturas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Até o fechamento desta edição não havia sido registrada nenhuma ocorrência.