domingo, setembro 15, 2013

Rock in Rio - O Repórter

Tico Santa Cruz comemora repercussão positiva do show em homenagem a Raul Seixas no Rock in Rio


RIO DE JANEIRO (O REPÓRTER)  - O vocalista da banda Detonautas, Tico Santa Cruz, que comandou o tributo a Raul Seixas no sábado (14), segundo dia de Rock in Rio 2013, demonstrou em uma rede social a sua satisfação com os elogios feitos à apresentação da banda carioca no evento.

"Eu que sempre estou acostumado a levar porrada da mídia e de muita gente pelas redes sociais, estou feliz pelos comentários positivos. Fazer este tributo ao Raul foi uma maneira de deixar claro quem é o pai do rock nesse país. Nosso mestre, que ensinou os caminhos...", disse através de seu perfil no Twiiter.

O tributo "Viva a Raul Seixas" também contou com a participação de Zélia Duncan e Zeca Baleiro. Em muitos momentos do show, Tico Santa Cruz fez ácidas referências ao momento político que o país atravessa e chegou a cobrir o rosto, exibindo uma camisa com a descrição 'Governo Federal, vergonha nacional'.

Fonte: O Repórter

Rock in Rio - O Fuxico

Rock In Rio 2013: Tico Santa Cruz comanda homenagem a Raul Seixas
Junto com sua banda Detonautas, eles entoaram os clássicos do “Pai do Rock”




Tico Santa Cruz, à frente da banda Detonautas, comandou a homenagem feita a Raul Seixas na segunda noite de shows do Rock In Rio, no sábado à noite (15), no palco Sunset.

A banda carioca abriu com Aluga-se. Já antes de cantar Ouro de Tolo, Tico ouviu um grito perto do palco e pediu, então, que a plateia "desse seu recado". Ele então virou microfone em direção aos fãs e recebeu gritos (com palavrão) contra Sergio Cabral, governador do Rio de Janeiro. Incentivando o clima de protestos, o vocalista ainda bradou que se Raul Seixas estivesse vivo, ele estaria “nas ruas se manifestando com o povo brasileiro”.

Vários artistas da MPB foram convidados a subir ao palco como Zélia Duncan, que fez um dueto com Tico em Tente Outra Vez e cantou sozinha a clássica Maluco Beleza.

Zeca Baleiro também subiu ao palco e cantou Quem Não Tem Colírio e Rock do diabo. Depois, Tico recebeu a “capa mágica” que Raul Seixas usava, emprestada pelo presidente do Raul Rock Clube. Com ela em suas costas, cantou Gita, Metamorfose Ambulante e encerrou a homenagem com Sociedade Alternativa, junto com os convidados e o público, que ajudou no coro.

Fonte: O Fuxico

Rock in Rio - Metro 1

"Viva o Rock Nacional", diz Tico Santa Cruz na homenagem ao baiano Raul Seixas
por Giulia Marquezini no dia 15 de Set de 2013 às 13:00 em Cultura


Neste sábado (14), o tributo ao baiano Raul seixas foi marcado pelo encontro de Detonautas, Zélia Duncan e Zeca Baleiro. O show foi marcado por manifestações e pela participação da plateia fervorosa. Tico Santa Cruz, do Detonautas, incentivou a plateia e virou o microfone em direção aos fãs, que aos gritos falavam mal de Sérgio Cabral, governador do Rio de Janeiro. "Quem está mascarado é quem vota secreto no Congresso Nacional', disse enquanto cobria o rosto com a camisa.

Zélia Duncan subiu ao palco para cantar "Tente outra vez" e depois cantou "Maluco Beleza" O show ainda contou com a presença de Zeca Baleiro que cantou "Quem não tem colírio" e "Rock do Diabo". "Desculpe aí, Palco Mundo. Viva o rock nacional", disse Tico Santa Cruz.

Fonte: Metro 1

Rock in Rio - Lux (Portugal)

A matéria fala sobre a apresentação do Capital Inicial também, aqui fica apenas o trecho sobre o DRC. Só não de para entender o porque da foto da Ivete Sangalo falando sobre o segundo dia do RIR, mas enfim...

Rock in Rio ganha tom político com canções de protesto e um nariz de palhaço

(...)

Mais cedo, no palco alternativo Sunset, o grupo Detonautas, que liderou o tributo a Raul Seixas, famoso músico brasileiro falecido no final dos anos 1980, também já tinha incitado o público com críticas à recente proibição do uso de máscaras durante manifestações políticas.

Fonte: Lux

Rock in Rio - Rolling Stone

Rock in Rio 2013: guitarras enfim dão as caras no festival carioca

Pode parece óbvio que, em um evento com o nome de Rock in Rio, as guitarras não faltariam, certo? Com a proposta de ser plural, o festival também dá espaço para o pop, axé e música eletrônica. O segundo dia de Rock in Rio, neste sábado, 14, contudo, mostrou que, quando é possível, o gênero pode ser bem representado nos Palcos Sunset e Mundo. Veja a seguir os melhores momentos deste segundo dia.



Rock in Rio - Laboratório Pop

Rock in Rio: Detonautas vê plateia xingar Cabral

Celebrando a obra de Raul Seixas, os Detonautas trouxeram ao Palco Sunset nomes como Zélia Duncan e Zeca Baleiro para cantar os sucessos do rei do rock nacional. Bastante emocionado, o cantor Tico Santa Cruz abriu o microfone para a plateia, que ensaiou um xingamento ao governador Sergio Cabral.

“Hei, Cabral, vai tomar no cu”.
Tico aproveitou para defender os mascarados.
“Aqui a gente não precisa de máscara para protestar”.


Rock in Rio - Focka Coberturas - Mtv

Especial Rock in Rio: Detonautas celebra em tributo o Rock de Raul Seixas

No pôr do sol carioca quem dominou o palco Sunset neste segundo dia de Rock in Rio é a banda Detonautas. Liderada por Tico Santa Cruz, o show é um tributo a Raul Seixas, pai do Rock Nacional que reinou no final dos anos 70 e 80.

Contando com participações de Zeca Baleiro e Zélia Duncan, a banda da cidade maravilhosa já reúne multidão em frente ao palco e deixa recado: “Se Raul estivesse vivo, com certeza ele estaria nas ruas, com o povo, em protesto” – exclama Tico.

No repertório, hinos como “Eu nasci há dez mil anos atrás”, “Maluco Beleza” e “Tente Outra Vez” são acompanhados de orquestra e arranjos modernos, deixando o show numa roupagem atual repleto da essência dos velhos tempos.

Rock in Rio - Terra

Em clima de protesto, Detonautas homenageia Raul Seixas no Rock in Rio
Com palavras de protesto, o Detonautas homenageou no palco Sunset do Rock in Rio, neste sábado (14), o mais polêmico dos roqueiros nacionais: Raul Seixas.

Em show dedicado à carreira do cantor, morto em 1989, Tico Santa Cruz e sua turma se juntaram a Zélia Duncan, Zeca baleiro e uma banda de orquestra para interpretar clássicos como Aluga-se, Eu Nasci Há 10 Mil Anos Atrás, Sociedade Alternativa e Metamorfose Ambulante.

Unindo as letras de contexto político com os recentes protestos no Brasil, Tico por diversos momentos questionou a nova lei que proíbe o uso de máscaras em manifestações e incentivou a plateia a dar saia opinião. Antes de Ouro de Tolo, o público gritou “hey, Cabral, vai tomar no c*” intensamente.

Sem tumultos, mas com grande participação do público, o show seguiu o lembrando o legado de Raul, com a participação do presidente do fã clube do artista

Fonte: Terra

Rock in Rio - O Globo

Crítica: Detonautas e convidados atendem ao pedido de ‘toca Raul’
Sem sustos ou surpresas, tributo a Raul Seixas traz emoção na plateia e tom político


RIO - Quem grita “toca Raul” fica feliz se ouve Raul. Mais feliz ainda quando é uma que consegue cantar junto e quando o arranjo não procura inventar muito sobre o original. Foi para esses (muitos, aliás) o tributo a Raul Seixas que Detonautas e convidados produziram no Palco Sunset neste sábado. Repertório de clássicos, meninas nos ombros dos namorados cantando de olhos fechados, toques de engajamento político atualizando a agenda política do homenageado. Pura celebração, enfim, que funcionou bem dentro do que se prestou.

Quando os Detonautas deram início, com o reforço de cordas e metais, ao show, parecia que o show ia mais longe que isso. “Aluga-se” chegou com pressão, emendada com “Por quem os sinos dobram”. Já “Eu nasci há 10 mil anos atrás”, com backing vocal feminino, foi um bem executado cover, indicando o que seria o tributo daí para frente — Raul de raiz, mas com um tanto mais de peso.

Já nesse momento inicial, o vocalista Tico Santa Cruz já apontava o tom de engajamento que costumeiramente usa em suas apresentações. Pôs a camisa no rosto à la black bloc em “Aluga-se”, soltou um “não à ditadura” e afirmou que “se Raul estivesse vivo, estaria nas ruas se manifestando com o povo brasileiro”. Mais tarde, ele abriria o microfone para a plateia, em conjunto, hostilizar o governador do Rio e emendaria um discurso inflamado.

Mas, sim, a música. Zélia Duncan foi a primeira convidada a subir ao palco. Com o microfone baixo — mesmo problema que Zeca Baleiro enfrentaria —, ela cantou “Tente outra vez” (com Tico) e “Maluco beleza”. Canções gastas? Apelo de auto-ajuda? Sim, mas difícil ficar indiferente ao fato de como elas batem na multidão que estava ali — e difícil não reconhecer, nesse apelo, o valor desse repertório.

Zeca Baleiro se atrapalhou com a letra de “Rock do diabo”, depois de cantar “Como vovó já dizia”. Os clássicos seguiram: “Cowboy fora da lei” (com Rick Ferreira e Arnaldo Brandão), “Gita”, “Metamorfose ambulante” e o final apoteótico, todos juntos, com “Sociedade alternativa” — com Tico vestido com a “capa mágica” de Raul, concedida por Silvio Passos, presidente do Raul Rock Clube. Sem surpresas, sem sustos, exatamente dentro do que se esperava dele — o que, convenhamos, era o melhor que podia acontecer.

Cotação: Bom

Fonte: O Globo

Rock in Rio - Caras Online

Nathália Rodrigues se une à multidão para assistir ao show dos Detonautas
Nathália Rodrigues não se intimidou com a multidão do Rock in Rio e conferiu em meio ao público o show da banda Detonautas, que tem como baixista o marido da atriz


Nathália Rodrigues não se intimidou com a multidão e conferiu em meio ao público o show da banda Detonautas neste sábado, 14, segundo dia de Rock in Rio.

Ela foi vista tirando foto da banda, que tem como integrante o baixista Thello, marido da atriz. A apresentação dos Detonautas foi em homenagem a Raul Seixas.