quinta-feira, janeiro 30, 2014

A Rádio Cidade voltou

Alguém lembra dessa campanha que o Tico começou?? Pois é, temos boas notícias :)


Plantão exclusivo: Cidade FM retorna ao FM do Rio de Janeiro a partir de março
Rio de Janeiro – Emissora retomará os trabalhos em 102.9 FM, interrompendo ausência que persiste desde 2006

Uma notícia importante para o mercado de rádio do Rio de Janeiro e do Brasil. A tradicional Cidade FM 102.9 está bem próxima de retornar ao dial FM carioca. A informação é oficial e a decisão de retorno ocorreu ontem (29 de janeiro), ação tomada pelo grupo que controla a emissora carioca e a JB FM 99.9. A expectativa de retorno é para o próximo mês de março, fato que interromperá um considerável período de ausência da marca Cidade FM na capital fluminense, rádio que deixou o dial FM do Rio de Janeiro em 2006, cedendo espaços para a também extinta Oi FM. O desejo de retorno da Cidade FM já foi manifestado pelo grupo no final de 2013. Acompanhe:

Segundo informações apuradas pelo Tudo Rádio (o grupo ainda não se pronunciou publicamente sobre o retorno da Cidade FM) a emissora retornará ao dial executando o gênero musical “rock”, sendo a mesma linha artística deixada pela própria emissora em 2006 (quando carregava o nome “Cidade A Rádio Rock”, parceria com a 89 A Rádio Rock FM 89.1 de São Paulo). O novo projeto não tem ligação com a 89 de São Paulo, sendo gerida por Alexandre Hororuski (também responsável pela JB FM no Rio).

Em novembro passado o Tudo Rádio noticiou que o grupo responsável pela 102.9 FM do Rio de Janeiro tinha o interesse de viabilizar o retorno da Cidade FM ao dial carioca. Na ocasião artistas e ouvintes realizam campanhas na internet para fortalecer a possibilidade de retomada da rádio, comoção semelhante ao caso da 89 A Rádio Rock em São Paulo, emissora que retomou as atividades no dial paulistano após grande movimentação popular a favor da volta da FM. A intenção do grupo carioca na época era retomar o trabalho da Cidade em moldes parecidos ao do projeto que trouxe a 89 de volta ao dial paulistano. Além dessa possibilidade o grupo também ouviu outras propostas de projetos para a 102.9 FM.

A Cidade FM foi uma importante marca de rádio que operou no Rio de Janeiro, tendo grande destaque entre os anos 80 e primeira metade de 2000, chegando também a ser líder de uma extensa rede nacional. A rádio deixou o dial local em 2006 para a estréia da Oi FM em 102.9, sendo que a sua última passagem pelo dial a Cidade FM carregava o nome fantasia “Cidade A Rádio Rock”, alusiva a parceria que envolvia a FM carioca e a 89 A Rádio Rock de São Paulo (fato que não será retomado nessa nova fase da 102.9 FM). Com a saída do dial em 2006 a Cidade FM foi mantida na internet como “Cidade Web Rock”, com uma grade artística semelhante ao que era executado em 102.9 FM. Desde a saída da Jovem Pan FM do canal 102.9 FM (ocorrido em outubro passado) a 102.9 FM manteve uma grade de programação pop/jovem, informando apenas a sintonia da estação como nome fantasia.

Retorno com saldo positivo em São Paulo

O ressurgimento da 89 A Rádio Rock teve um saldo positivo para a emissora e para o mercado de rádio de São Paulo em 2013, situação que deve persistir ao longo de 2014. A linha artística “A Rádio Rock” que ficou ausente do dial FM paulistano de 2006 a 2012 obteve resultados expressivos de audiência durante o ano passado, assim como números positivos em seus projetos comerciais. Após 1 ano no ar a 89 A Rádio Rock está posicionada entre as dez FMs mais sintonizadas da Grande São Paulo (dados do Instituto Ibope), possuí lojas físicas de sua marca em shoppings paulistas, uma cerveja com o nome da FM, foi premiada pelo mercado no final de 2013, entre outras situações que a posicionaram como destaque.

Essa movimentação positiva em torno da 89 amplia a expectativa para o retorno da Cidade FM ao dial do Rio de Janeiro.

Fonte: Tudo Rádio