segunda-feira, fevereiro 17, 2014

Tico Santa Cruz dará palestra em Aula Inaugural

Com o tema “Liberdade para construir o Brasil que a gente quer”, o músico Tico Santa Cruz ministrará a Aula Inaugural das unidades de Vitória, Vila Velha e Serra, no Espírito Santo, e de Juiz de Fora, em Minas Gerais.

O evento capixaba reunirá todas as unidades da Grande Vitória na noite de quarta-feira, 19, no Centro de Convenções da capital.  As inscrições para participar da palestra são limitadas e podem ser feitas pelo site da Rádio Empresa Junior (www.radioempresajunior.com).

Já o público juiz-forano verá a apresentação de Tico Santa Cruz no dia seguinte, no mesmo horário. O local escolhido foi o pátio do Stella Matutina, prédio em que funciona o campus de Direito da Doctum. A entrada será um quilo de alimento não perecível.

Tico é vocalista da banda Detonautas Roque Clube e fundador da ONG Voluntários da Pátria. A organização não governamental é composta por atores, escritores e demais artistas que têm em comum o gosto pela poesia e pela música, e utilizam a arte como forma de protesto contra os problemas sociais.

Em fevereiro de 2011, o cantor foi o convidado especial das aulas inaugurais das unidades de Caratinga e Teófilo Otoni. Ele apresentou a palestra “Superação mudando o rumo da História” e respondeu a perguntas da plateia sobre ativismo, música e sua carreira artística.

Fonte: Doctum

O carnaval e o DRC

- Atualizado em 22 de fevereiro de 2017 -

E aí será que o Carnaval tem alguma relação com o DRC?!?

Em 2010, foi proposta uma brincadeira no Orkut, que virou capa da comunidade oficial durante a folia...


Isso aconteceu porque Tico gravou a marchinha "Acuda Mãe"....


Marchinha musicada por Arnaldo Brandão para letra de Tavinho Paes, criada a partir de um cacófato atribuído ao poeta Manuel Bandeira, em crônica apócrifa, citada por Jayme Ovalle, com arranjos do maestro Julinho Teixeira. Baixo: Arnaldo Brandão. Bateria: Marcelo Callado. Guitarra: Lúcio.

ME ACUDA MÃE
(Tavinho Paes/ Arnaldo Brandão)

... me acuda mãe, me acuda, me acuda mãe...
a milícia tá querendo me pegar
o traficante não me vende mais fiado
o bicheiro não me deixa
no seu bicho jogar

tem um agiota me cobrando uma nota
que eu juro que com juros
fiquei duro mas paguei

tô na vadiagem, mas não tenho coragem
de meter a mão num ferro
e virar fora-da-lei

desempregado...
ontem eu fui despejado
comigo dá tudo errado
eu perdi tudo que eu ganhei

já nem me lembro com quem eu fui casado
eu fui abandonado
e a minha mulher virou gay!

Antes disso, lá pelos idos de 2003, o DRC fez uma versão rock carnavalesca da música "Cidade Maravilhosa" para a Rádio Mix. Para baixar clica aqui, para ouvir só pra play:


Nosso querido Netto, passou o carnaval junto com sua musa Alinne Rosa, no trio elétrico...


E em 2007, o Tico participou do mesmo trio...



Em 2011, o Tico participou do Camarote da Skol no Carnaval de Recife (notícia aqui e aqui) e também do Camarote Brahma (fotos aqui). E abaixo uma entrevista com o Tico em Recife:


Em 2012, Tico cantou "Metamorfose Ambulante" com Alexandre Peixe no Carnaval de Salvador:


Ainda em 2012, Tico participou de outro trio, o de Claudia Leitte:



Vídeo com uma entrevista depois da participação no trio:

Já em 2013, o DRC desfilou na Mocidade Independente de Padre Miguel como o tema sobre o Rock in Rio.


Mas isso é realmente somente uma parte dessa história toda, em 2013, o Tico postou seu ponto de vista sobre o carnaval em seu perfil do Facebook:
Não sou contra o Carnaval, mas já tive uma visão um pouco mais míope sobre a festa. Hoje com 35 anos, consigo entender melhor a manifestação, respeitar e até me divertir também. O que sinto na verdade é uma GRANDE INVEJA do poder de mobilização desse evento. Enquanto observo a tentativa constante de setores da sociedade na busca de mobilizar para conseguir reunir pequenos grupos para lutar por questões importantes para o País e não há o mesmo interesse, em questão de segundos ruas inteiras são tomadas com um propósito apenas da diversão. Tenho fé que um dia toda esta gente conseguirá se juntar para pular carnaval com a mesma disposição que precisamos ter para pular esta etapa de retrocesso político e social que vivemos há tanto tempo. Enquanto isso não acontece... Fico aqui admirando a multidão nas ruas do Rio de Janeiro. Minha cidade querida. ESTÁ FOTO É DE HOJE.

Em 2014, Tico virou notícia comentando o hit do ano "Lepo lepo" conforme notícias aqui e aqui.

E para encerrar, fica o vídeo do DVD de uma das musas do carnaval de Salvador, Claudia Leitte com participação do Tico...


Fontes:
Acuda Mãe - MOMOssexuais
Claudia Leitte e Tico - Rameire Cristian | O Fuxico | ClaudiaLeitteBa
Tico na Mocidade - Revista Quem
Alinne e Tico - Portal Terra
Netto Salvador - Não lembro de quem é essa foto.
Cidade Maravilhosa - Rádio Mix