quarta-feira, abril 15, 2015

Invasão da Cidade - Detonautas

Por: Bruna Cora (abr/2015)
Fonte: Rádio Cidade


O Detonautas foi o convidado da edição de abril do Invasão da Cidade e, antes da gravação do programa, os caras bateram um papo com a gente para falar sobre o atual momento em que se encontra. Entre outras revelações, o grupo contou que está se redescobrindo enquanto banda e que pretende colocar em prática um projeto antigo do Detonautas, que é a gravação de um DVD só com o lado B do quinteto. Confira!

Rádio Cidade - A internet tem uma importância fundamental na vida do Detonautas, já que o grupo começou em um chat online. Como usuários da ferramenta desde sempre, como vocês lidam com ela atualmente? Para vocês, essas mudanças ajudam ou atrapalham?

Tico - A internet é o principal veículo de disseminação de conteúdo, né? Para a indústria fonográfica, para quem vive comercialmente disso passou um período bem difícil, né, por conta da dificuldade de adaptação ao mercado. Mas agora com esses streamings, com esses serviços que tão oferecendo na verdade, música online, eles pagam pra essas gravadoras, o iTunes e outras formas de se consumir música tem dado uma melhorada, segundo gráficos que analisei junto com pessoas do mercado fonográfico. Mas pro Detonautas, efetivamente, a gente nunca se conectou, no sentido de linkar a questão comercial com a disseminação da música. A gente sempre liberou gratuitamente o download, a gente não considera pirataria o download das músicas, ao contrário, a gente estimula que sejam feitos. O que me preocupa na verdade com isso tudo é que hoje em dia, as pessoas tão consumindo tudo muito rápido. Então, não existe mais aquela profundidade de pegar o disco, conhecer a música, o trabalho, a parte toda que o artista produz para criar um conceito. Tudo isso está se diluindo nessa nova geração. 

Entrevista completa, clique aqui...